Período Integral

Antes tarde do que nunca. A matéria abaixo garante que neste ano 500 escolas estaduais vão trabalhar com período escolar integral. As crianças terão oportunidade de ter contato com artes, esportes, informática. As escolas estaduais pouco estão conseguindo fazer com a qualidade de educação. Será que essa iniciativa vai virar o jogo e tornar a escola um ambiente interessante?

Cerca de 500 escolas estaduais terão período integral em SP

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, anunciaram nesta quinta-feira a implantação do projeto Escola de Tempo Integral. Inicialmente, a expectativa do governo era que o projeto atendesse de 140 a 170 escolas. Porém, o número de escolas chega a 500.

As escolas funcionarão em período integral a partir deste ano letivo. A adesão foi voluntária.

Os alunos entrarão às 7h e sairão às 16h. Serão oferecidas três refeições na escola: lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde.

Pela manhã, serão ministradas aulas de todas as disciplinas do currículo. À tarde, oficinas culturais com atividades artístico-culturais, atividades esportivas, orientação à pesquisa e aos estudos, resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, informática, práticas em salas ambiente de ciências físicas e biológicas, práticas de educação ambiental e qualidade de vida.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, no interior, 381 escolas irão iniciar esta primeira fase, depois de terem passado pela avaliação da equipe técnica da secretaria para saber se estavam aptas a receber seus alunos em período integral. Na Grande São Paulo, 119 escolas funcionarão no novo sistema.

Atualmente, os alunos da 1ª a 8ª série do ensino fundamental têm uma jornada escolar de 5 a 6 horas diárias, que passará a ser de 9 horas.

Segundo o governo estadual, as Escolas de Tempo Integral irão funcionar em 216 municípios e, ao todo, o projeto vai atingir 138.431 alunos da rede estadual de ensino.

Fonte: Folha Online

6 Comentários

  1. giulia cerignoni gonçalves on October 25th, 2007

    Eu sou aluna de uma das escolas de periodo integral de Piracicaba,estou a dois anos estudando 9horas por dia.
    Gostei quando soube que iria ficar mais na escola aprendendo mais coisas,mas estava com o pensamento de que ia ou vai ser melhor pra minha vida.
    Fiquei decepcionada com tantos alunos vindo para a escola apenas para comer,sem o minimo interesse de aprender.Com tanto desinteresse, os professores estão ficando cansados de tenta passar sua sabedoria e os alunos não darem a minima, nem mesmo respeito para aqueles que pelo menos estão tentando.
    é isso que eu estou vendo que é o PERIODO INTEGRAL nas escolas

  2. sandra stander on February 14th, 2008

    Por favor preciso saber qual é o nome destas escolas, quero matricular minha filha, trabalho e ela fica em casa mas sem ocupar sua cabeça da muito trabalho, estou na zona sul de são paulo, não passo pagar uma particular com periodo integral.
    O pessoal da zona sul acho que foi esquecido na area da educação.
    Obrigada por quem puder me ajudar.

  3. [...] Alguns internautas escreveram emails me perguntando como é possível descobrir quais são as escolas de São Paulo que têm período integral. [...]

  4. Silvia on March 5th, 2008

    gostaria de receber exemplos de projetos pedagógicos para coordenadores do CEL (centro de estudos de línguas).
    obrigada

  5. Gizelia on March 23rd, 2008

    Olá sou professora de uma Escola de Periodo Integral em Aparecida de Goiânia - Go. Gostaria de saber como é a rotina de vocês. Pois a nossa é muito cansativa, se possível me envie por email.
    Obrigada.

  6. KAMILA TOME DA SILVA on May 13th, 2008

    eu gostaria de uma escola perto de sta catarina de periodo integral…

Leave a reply

Close
E-mail It