Aplicativo coloca office no pen drive

quarta-feira, setembro 24, 2008 18:52

Ultimamente as instabilidades da internet têm me provocado um belo stress tecnológico. Não é raro quando o Speedy me deixa na mão. E quando se tem o hábito de armazenar arquivos em diretórios online, ter o Speedy offline é a pior notícia naquelas horas que você precisa terminar um trabalho.

Nem nos diretórios online podemos confiar 100%. Já li muita gente reclamando do tradicional serviço Megaupload, que deixou muita gente insatisfeita ao anunciar que arquivos que não fossem utilizados por 90 dias seriam deletados. De que adianta oferecer 50Gb grátis desse jeito? Ninguém dá conta! Dos gratuitos, sou fã do serviço do 4Shared.com. No entanto, na semana passada precisei resgatar um arquivo e os servidores estavam em manutenção, impedindo meu acesso a conta. Esse serviço também tem restrições, sendo que é preciso logar-se uma vez por mês para não ter a conta apagada. Há alguns experimentei a sensação de ter todos meus arquivos deletados e não foi legal.

Para que a paciência não seja sua única opção, sugiro um serviço: o Portableapps.com. Trata-se de uma aplicação que é instalada em seu pendrive e que permite que você carregue por aí o OpenOffice.org e seus documentos, sem depender de encontrar uma máquina com Microsoft Office instalado para editá-los.

O MS Office é um programa proprietário e caro. Por isso, o governo dá preferência aos softwares abertos para equipar os computadores das escolas. Outro problema é que as máquinas são bloqueadas para instalação de software, a menos que você seja o administrador, impedindo você de instalar leitores de DOCs, PPTs, XLSs… Um documento que você produziu em PPT não poderá ser aberto pelo computador da escola, se a suite MS Office (ou um leitor) não estiver instalada. Com o Portableapps.com você consegue abrir – diretamente de seu pendrive – qualquer documento produzido pelo MS Office.

Test-drive do Portableapps.com

Fiz a instalação da versão completa do Portableapps.com. Ela ocupa cerca de 350MB do meu pendrive de 2GB. Basta instalar o arquivo EXE na raiz do pendrive e pronto.

Escrevi esse post no editor de textos do OpenOffice.org, que tem corretor ortográfico em português. Em alguns momentos, ele apresenta um certo atraso em relação ao tempo da digitação. Para abrir os aplicativos também não é muito rápido, demoram um tempinho para iniciar, mas pelo você tem a certeza que vai poder mostrar o arquivo aonde for.

Em relação ao delay digitação/resposta na tela, é parecido com o que ocorre no Google Docs e outros do gênero. Portanto, essa opção parece ainda mais interessante que os aplicativos online do Google se você está em uma escola em que a internet é lenta.

Além da suite OpenOffice.org, o Portableapps.com tem outras features, como o pacote Mozilla portátil (com browser, email e calendário), além dos jogos Campo Minado e Sudoku, que particularmente não uso.

Veja abaixo os softwares que estão no pacote:

  • Mozilla Firefox, edição portátil (browser)
  • Mozilla Thunderbird, edição portátil (email)
  • Mozilla Sunbird, edição portátil (calendário/tarefas)
  • ClamWin Portable (antivirus)
  • Pidgin Portable (instant messaging)
  • Sumatra PDF Portable (leitor de PDF)
  • KeePass Portable (administrador de senhas)
  • Sudoku Portable (jogo)
  • Mines-Perfect Portable (game)
  • CoolPlayer+ Portable (audio player)OpenOffice.org Portable (office suite)- Writer (Editor de texto)

    - Calc (Planilha)

    - Impress (Apresentação)

    - Base (database)

    - Draw (desenho)

  • AbiWord Portable (editor de texto)

Conclusão

O software pode ser uma boa solução se você precisa utilizar diversos computadores diferentes no
seu dia-a-dia – em casa, no trabalho, em apresentações externas etc.

Esse software é apenas uma opção aos aplicativos de virtualização de office, tais como Think Free, WorkSpace Office Live, Google Docs . Portanto, não dá para dispensar os softwares mais parrudos instalados na máquina, ainda…

Mais sobre virtualização de programas

Se você sabe que não vai querer todos os softs do Portableapps, pode fazer o download deles individualmente no ThinDownload .

Quer saber mais sobre virtualização de softwares? Does Client Virtualization Make Sense?

Quer saber como virtualizar um software? Thinstall

Responda esse post, ou mande uma trackback do seu blog.

1 Resposta to “Aplicativo coloca office no pen drive”

  1. Presidente says:

    abril 27th, 2010 at 10:24 am

    Post muito bom, obrigado, solucionou meus problemas
    Abraços.

Deixe um comentário