Edmodo: um twitter para professores e alunos

sexta-feira, outubro 3, 2008 11:46

Há alguns meses levantei a bola sobre o uso do twitter em sala de aula – na época, algumas pessoas tentavam apontar funcionalidades pedagógicas na ferramenta, coisa que eu particularmente não enxergava. Esse post gerou alguns comentários, muita gente também não conseguia ver finalidade no microblog atrelado ao ensino.


A boa surpresa é: dois programadores dos Estados Unidos resolveram aprimorar a idéia do microblog implementando melhorias que um professor poderia se beneficiar.

Jeff O’Hara e Nic Borg criaram então o Edmodo, uma ferramenta de microblog voltada exclusivamente ao ensino. No ato do cadastro, você já diz: é aluno ou professor? Cada um desses dois perfis tem tarefas diferentes na ferramenta. O professor é capaz de criar um grupo que representaria uma sala de aula. E lá comunicar tarefas, links interessantes, vídeos, apresentações pertinentes a sua matéria. A pessoa que entrar com o cadastro de aluno, deve ter um código para localizar a turma.

Por essas características, o Edmodo se parece muito com um fórum privado, onde somente os convidados trocam mensagens, mas mantém o espírito microblog, de postagens com até 140 caracteres, mensagens diretas a usuários específicos.

O Edmodo parece alinhado com uma demanda de microblogs privados, como o Yammer (ligado ao mundo corporativo), vencedor do Techcrunch50 Conference 2008.

Além da vantagem de ser privado, o Edmodo traz outros benefícios. O professor pode criar um calendário de suas atividades, prova, trabalhos etc, que atualizará automaticamente a agenda das pessoas inscritas naquele grupo. Já o aluno enxerga uma agenda consolidada de seus vários compromissos escolares e pessoais. Outra vantagem é a possibilidade de inserir arquivos, links, vídeos, criando uma verdadeiro acervo da turma.

Apesar dessas features que melhoram a ferramenta de microblog para uso profissional, o Edmodo não substitui um blog ou uma wiki para o professor sabe fazer uso dessas plataformas online. Se bem acordado com a turma, pode substituir uma lista de discussão, pois todas as atualizações podem ser enviadas diretamente para seu e-mail, se você definir isso em “settings”.

Se você se interessou, inscreva-se no Edmodo e conte sua experiência neste espaço!

Para saber mais, veja:

Para instruções de uso, leia o blog oficial do Edmodo

Responda esse post, ou mande uma trackback do seu blog.

3 Respostas to “Edmodo: um twitter para professores e alunos”

  1. Sérgio F. Lima says:

    outubro 4th, 2008 at 10:29 am

    Opa Débora!

    Primeiro de tudo: Ohhh! Muito bonito seu novo header :-)

    Achei legal este edmodo! Dá uma utilidade aos 140 caracteres… pena que tudo que se pode fazer nele dá pra fazer com o ning com mais de 140 caracteres (tá, estou sendo ranzinza!).

    Depois vou olhar com mais calma e tentar usá-lo no ano que vem!

  2. João Coutinho says:

    outubro 12th, 2008 at 6:15 pm

    Já estou a usar. Espero conseguir que eles criem um layout em PT.
    Continuação do bom trabalho!

  3. Blog da Escola Norte Pionneiro » Blog Archive » Edmodo: um twitter para professores e alunos says:

    março 18th, 2010 at 3:26 pm

    [...] http://www.contosdaescola.net/ Há alguns meses levantei a bola sobre o uso do twitter em sala de aula – na época, algumas [...]

Deixe um comentário