Dicas para uso do celular em sala de aula

quinta-feira, setembro 18, 2008 15:37

Vitorino Seixas publicou em seu Blog da Formação um post muito interessantes sobre uso de celulares nas escolas. Em seu texto Escolas Analógicas, ele faz uma viagem no tempo para mostrar o histórico do uso de tecnologias em sala de aula, pegando desde o uso da caneta até finalmente chegarmos ao iPod, celular ou outros aparelhos eletrônicos.

No texto ele levanta uma questão importante “por um lado, incentiva-se a aquisição de portáteis pelos estudantes. Por outro, proíbe-se a utilização dos telemóveis que a esmagadora maioria dos estudantes já possui”.

Uma outra dica do educador está no post Como utilizar o telemóvel na sala de aula. Ele recomenda o fórum de voz “How I use Cell Phones in Learning“.

No fórum (em inglês), os professores compartilham “cases” bacanas de uso de celular durante suas atividades em sala de aula. Uma das mais citadas é do uso do celular para gravar áudio de ditados, discussões, aulas, para que o aluno possa estudar mais tarde.  Um professor de espanhol falou da importância da gravação de áudio para melhorar a capacidade dos alunos entenderem uma língua estrangeira, compartilhando arquivos de sonoros de rádio, entrevistas…

Outros professores gostam de utilizar o celular e outros aplicativos online para compartilhar os registros, como é caso do site Shozu.com ou Jot – atual Google sites – para guardar informações.

E você, tem alguma dica legal de uso do celular em sala de aula? Compartilhe!

Responda esse post, ou mande uma trackback do seu blog.

2 Respostas to “Dicas para uso do celular em sala de aula”

  1. C. Magno says:

    outubro 17th, 2008 at 12:47 am

    Gostei muito das dicas e tenho também algumas num artigo que pode ser acessado em: http://artigocientifico.uol.com.br/artigos/?mnu=1&smnu=5&artigo=2434

  2. Elize Cristina Sima says:

    setembro 27th, 2011 at 10:08 am

    é muito legal isso para a gente aprender a nao usar celular na sala de aula

Deixe um comentário